Desafio "15 minutos todo dia"

Minha revista Bons Fluidos chegou! Adoro quando minhas revistas chegam e posso ler a capa, folhear a revista inteira, depois vou lendo os artigos, bem devagar. Mas às vezes, na correria do dia a dia, acabo nem terminando a leitura da revista quando o exemplar do outro mês já chega...

Nessa edição, lendo o artigo "57 atitudes para se tornar uma pessoa melhor" (texto de Ivonete Lucírio), um dos itens me chamou a atenção:

"Realizar coisas pequenas e prazerosas com frequência é ótimo para cultivar o bom humor. Pode ser caminhar, meditar, rezar, alongar-se, ler um livro... Pratique por apenas 15 minutos por dia até se acostumar. Depois aumente o tempo. Não adianta começar prometendo exercitar-se por uma hora e, logo em seguida, abandonar".




Destaco algumas palavras-chave: cultivar, prazer, frequência

Em primeiro lugar, bom humor e bem estar são estados que ao brotarem em nós, precisam ser cultivados, ou seja, cuidados para se manterem vivos e acesos. Esse cultivo se dá através de atitudes, de posturas na vida, de decisões que tomamos a todo instante: Hoje decido ser feliz? Hoje decido não dar importância às picuinhas? Hoje decido buscar o prazer nas pequenas coisas que se apresentam? Eu me proponho também a buscar esse prazer na vida? Prazer que pode estar em sentir uma flor caindo de uma árvore, em curtir um bate papo com um amigo, ouvir uma música que eleva o astral... 

Aí está a riqueza do processo: prazer na simplicidade e com frequência! Porque para cultivar bem estar não adianta muito fazer algo um dia aqui, outra dali dois meses e meio! A vida se alimenta no cotidiano.

Pensando nisso tudo, resolvi me lançar um desafio, que estou lançando também a vocês agora: Desafio 15 minutos todo dia!

A proposta é reservar 15 minutos (pelo menos!) todos os dias, para se dedicar a algo prazeroso. Estou me propondo também a variar nessas atividades. Um dia será leitura, outro será curtir algo especial com uma companhia amada, no outro será marcar uma massagem... Enfim, a cada dia tenho de reservar pelo menos 15 minutos na agenda, de maneira consciente e ativa, para cultivar o prazer e o bem estar em  minha vida.

Vem comigo? 

Se você gostou da ideia e quiser participar desse desafio:

- Para quem tiver blog, pode colocar esse banner e colocar um link direcionando para esse post aqui no meu blog, assim você estende o convite também aos seus leitores e eles podem entender melhor a proposta. Vamos fazer uma rede para o bem estar? Você entra no desafio e passa a nos contar, em seu blog, como está vivenciando seus 15 minutos diários de cultivo do prazer e bem estar.

Você  pode blogar todo dia ou escolher dias específicos da semana para contar como está andando o desafio. O importante é registrar sempre, para assumir esse compromisso com você. De quebra, todos que estiverem participando, podem fazer visitas incentivadoras!

Entrou na rede? Divulgou em seu blog? Avise para eu te visitar e linkar seu blog na lista de participantes do  "Desafio 15 minutos todo dia"! 



- Se você não tiver blog, mas quiser compartilhar como está andando seu desafio, é só deixar seu comentário aqui e vamos acompanhando! Sua ideia pode despertar um novo olhar em alguém e vamos trocando dicas e experiências.

Bem, comecei hoje com 15 minutos lendo minha revista!



Por Juliana Garcia
Psicóloga, psicodramatista, escritora, colaboradora da Revista Personare, coordena atividades voltadas para saúde e bem-estar no Espaço Revitalizar em Belo Horizonte-MG.

20 comentários:

Euspereira disse...

Muito legal. Vou divulgar no twitter e no facebook... e também no meu blogue, atualizando-o hoje à noite com esta informação. Na minha postagem de apresentação do projeto farei minhas considerações sobre o que pretendo fazer. Abraços!

Euspereira disse...

Oi, segue a minha adesão:

http://brasasobcinzas.blogspot.com/2011/10/quinze-minutos-diarios.html

Achei pertinente participar tendo em vista ser um tema de relevância para o meu momento de vida atual. Abraços!

Unknown disse...

Adorei o desafio e vou participar simplesmente porque realmente acredito que o bem estar e o equilíbrio estão nas pequenas coisas que nos cercam e que na maioria das vezes passam desapercebidos.
Beijos

Tatá disse...

Oiii...

Estou nessa! Já divulguei no blog!

Bjinhos...

Unknown disse...

Muito boa essa dica, vou tentar também, tem duas semanas que não leio uma página dos livros que estou lendo, por falta de tempo e desânimo, mas vou começar hoje me condicionando a ler pelo menos 15 minutos até voltar o normal.

Maria Helena disse...

Olá, Juliana!
Já divulguei lá no blog www.pintandoosetecomavida.blogspot.com Ideia muito interessante! Parabéns!

Unknown disse...

Juliana , já divulguei no blog.
Beijos

Uma parte de mim disse...

OIII Juliana!!
Adorei e divulgarei amanhã no blog! tô dentro tb!!

virgínia além mar floresta vicamf / disse...

Olá Juliana,
aderi, bem já exercito o bem estar, caminhada contemplativa, yoga,leitura, fazer poesia,ouvir música,cuidar das plantas (adoro!) Foi um prazer visitar-te, ler e divulgar.
Aprecio teus textos,
parabéns querida.

O desafio está no Blog
http://poeticacoletiva.blogspot.com/2011/10/desafio-15-minutos-diarios-cultivando.html

Joelma Alves disse...

Oi, Juliana!
Vou participar, sim!
Tô precisando, rs
Assim que fizer o post comento aki!

=*

Sonhos melodias disse...

Oi Juliana
Obrigada pela visita e pelo convite. Está mais que aceito. Já divulguei em meu blog e a partir de amanhã começo o diário dos meus quinze minutos.
http://sonhosmelodias.blogspot.com/2011/10/desafio-15-minutos-todo-dia.html

Bjs

Bianca Moraes disse...

Haaa... achei super legal isso também!
Assim... já é uma coisa que faço! Mesmo mesmo! Todos os dias faço algo que gosto e que me dá prazer, mas acho que fazer uma lista diária ou semanal das coisas que quero fazer vai ser super bacana! Pretendo participar sim! :)
Maaaaaaaas... vou começar amanhã ou depois, porque já tenho um post planejado! o/

O ruim é se perder nesses 15 minutos e deixar todas as outras coisas de lado! :P

Beijoooos!
Assim que divulgar lá no blog, aviso aqui! :)

Ler e Amar disse...

Jú, já publiquei no meu blog, vai lá ver se tu gostou... Amanhã volto aqui!!!! Beijãoooo

maria helena disse...

Ju, estive por aqui outro dia mas não consegui levar o banner. Volte lá e me dê a dica srsrsr pra que eu possa fazer o comentario completo. Bjis

Jô Bibas disse...

Juliana, cheguei aqui partindo da Tata Bonjour e estou vendo que nossos blogs são altamente compatíveis! Vou tentar participar dessa campanha dos 15 minutos, principalmente porque acredito muito nisso. Aviso quando postar.

Jeferson Cardoso disse...

Oi, Juliana! Gostei muito da idéia, acho até que já pratico um pouco disso, de certa forma. Meu blog possui característica literária, mas divulgarei em minhas redes sociais sim. Abraço! Obrigado por sua atenção lá! Espero que volte para ler A PEQUENA LOJA, texto que originou XONGAS [sorrio]

layany disse...

oiii Juliana adoreii a idéia estarei participando pois estou precisando muito de algo que me distraia.bjus

Susan Riet disse...

Juliana,
Tbm quero participar. Já publiquei no meu blog novo.
É esse aqui: http://susieriet.blogspot.com/
Bju

Jô Bibas disse...

Juliana,
Lá vamos nós!

http://arteamiga.wordpress.com/2011/11/01/fazer-o-que-gosta-todos-os-dias/

Luciana Lessa disse...

Adorei, aderi!

Obrigada!
http://balaiodeencantos.blogspot.com/

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...