Certas reclamações podem nos levar a batalhar por um direito, manisfestar uma insatisfação para promover alguma mudança.
Mas, infelizmente, na maioria das vezes, a reclamação que nos cerca se assemelha mais a ficar atolado numa estrada de puro barro. Reclamação que não promove nenhuma ação, que nos atola em mal humor, descrença, vitimismo. Reclamar assim é fazer uma escolha pela irritação, pelo peso, pelos nãos que a vida dá.
"Não estou reclamando, estou só contando o 'causo'(sic)"... Já ouvi tanto isso!!!
Há alguns anos, tive uma epifania: Reclamar não é expor fatos, é adiar atos.
Reclamou? Entendeu qual é o desagrado? Manifestou sua insatisfação? Ótimo, agora é hora de agir.
Convite que faço para mim mesma. Se achar que o convite também lhe convém, siga!
Mão na massa: fazendo as coisas acontecerem, dando forma aos nossos objetivos. Fazer novas escolhas diante do que a vida apresenta.
Pronto, fiquei leve!
Meus 15 minutos de leveza já estão garantidos!
Por Juliana Garcia
Psicóloga, psicodramatista, escritora, colaboradora da Revista Personare, coordena atividades voltadas para saúde e bem-estar no Espaço Revitalizar em Belo Horizonte-MG.
6 comentários:
Oi Juliana,
Minha mãe era uma pessoa que tinha tudo, mas reclamava de tudo que tinha. Eu aprendi a não reclamar pelo exemplo negativo que ela dava, pois eu tinha medo de levar uma amiga em casa pq sabia que depois das apresentações formais ela ia pegar a pessoa para Cristo e começar a reclamar suas infindáveis queixas contra tudo e contra todos.
Beijos 1000 e uma semana maravilhosa para vc.
www.gosto-disto.com
Oi Juliana muito bomseu texto e os demais que li correndo mas que já gostei. Fiz meu texto há uns dois dias e fiquei com problemas em meu computador. Só hoje postei. Amanhã tem mais!
http://sonhosmelodias.blogspot.com/2011/10/desafio-15-minutos-todo-dia_31.html
Adorei o texto... Às vezes sou dessas "reclamonas" que não fazem muita coisa, quero mudar!!!!!!!!!!!!!
Vais gostar do texto de hoje... Beijão Jú!!!
Juliana, adorei o seu blog. Alegre e variado. Nem vou seguí-lo. Vou perseguí-lo (rs...rs).
Manoel
Jú, esse seriado Practice Privace que falei passa na Sony e tem psicólogos e psiquiatras entre os personagens, é bem legal... Beijãooo
Postar um comentário