Soltando aquelas coisas presas

Acompanhe no vídeo o "Poema Preso", recitado por sua autora Viviane Mosé.
Vale a pena ouvir essa poetisa capixaba:


"Pessoas às vezes adoecem de gostar de palavra presa"

Adoecemos pelo excesso de calar, de engolir seco, pelo hábito de gerar vulcões fechados dentro de nós. Mais cedo ou mais tarde a coisa explode, de tanto gerarmos resistência.

É bonito pensar que libertar nossas palavras é muito mais do que sair por aí falando o que der na telha. Somos convidados por Viviane a transformar esses não-ditos em poemas, ou seja, criar algo novo a partir dos entraves, das dores, dos incômodos. Criar, dar novos sentidos, novas direções.

Poemas, danças, expressões

Se não forem poemas, no sentido estrito, que sejam outras formas de criar para transformar. O importante é dar vazão e direcionar de maneira saudável essas águas das emoções. Não deixar a água parada, nem represada, muito menos congelada.

"Em caso de poemas difíceis use a dança,
a dança é uma forma de amolecer os poemas
endurecidos do corpo
uma forma de soltá-los"

Ah,  a dança! Ela tem o poder de fazer todo nosso corpo fluir, trazendo presença para cada parte de nós. Poderosa sugestão: fazer nossos não-ditos dançarem e ganharem movimento!

Encontre seu jeito de liberar e transmutar

As palavras foram presas por você e somente você pode libertá-las. Esse é o sagrado ofício de "operar milagres sobre si mesmo".

Teça, cante, dance, escreva, pinte, borde, cozinhe, modele, musique, toque, massageie, transmute, libere, dê novas formas àqueles sentimentos que andam perdidos e sem destino.


Por Juliana Garcia
Psicóloga, psicodramatista, escritora, colaboradora da Revista Personare, coordena atividades voltadas para saúde e bem-estar no Espaço Revitalizar em Belo Horizonte-MG.

Um comentário:

Vânia Pinho disse...

Oi flor, vim retribuir e agradecer a visita e aproveito para conhecer seu blog.
Adorei o poema....mais desse mal eu não adoeço kkkk....minhas palavras não ficam prezas, sempre dou um jeito de falar o que penso, mais sempre procuro ser educada...mais se no último caso não tiver jeito....falo assim mesmo,mais eu não fui sempre assim, sempre engolia calada cetas coisas, mais isso me causou problemas de saúde...ai pronto....mudei!!!
Adorei o seu blog.

bjus e uma bela semana

Vânia Pinho

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...