Menos reclamação, mais ação


Cada vez mais escutamos as pessoas reclamarem do ambiente de trabalho. Ora é o chefe que é um autoritário, ora é o colega que atrapalha, ora são as condições que não contribuem. Cotidianamente ouvimos mais e mais pessoas tecerem mais e mais reclamações, que parecem nunca ter fim. Pense em seu círculo social: quantas pessoas você já ouviu falar que gostam do que fazem? E quantas você já ouviu reclamar?

A verdade é que nessa onda da reclamação, pouco ou nada aparece sobre o que tem sido feito pela própria pessoa na construção de uma melhor relação com seu trabalho. São as atribuições de sua função que lhe desagradam? São as relações com os colegas? O que de efetivo já foi feito para modificar a situação? No final das contas, achando que estamos só expondo os acontecimentos vamos, na verdade, protelando a ação.

Além disso, reclamar faz também com que tudo ligado ao trabalho se torne aversivo.Ir todos os dias para um local em que nos sentimos mal, nos faz sentir ainda pior. Uma coisa alimenta a outra. Algo que de início já não nos satisfazia, à medida que reclamamos sem nada fazer, acaba por nos afogar em mais insatisfação. E não é raro que desta maneira as relações piorem, nossa produtividade caia, nos sintamos ainda mais insatisfeitos e até adoeçamos. Nosso corpo grita: "Preciso sair desse lugar!"

O que lhe incomoda hoje em seu trabalho? Pare e reflita mais seriamente sobre isso. Muitas vezes colocamos o problema no outro, dizemos que se ele mudasse tudo seria melhor. Esperar pelo outro nesse tipo de situação é frustrar nossas expectativas e ir por um caminho que nos manterá no mesmíssimo lugar. Investir em sua qualificação, manter uma postura mais reservada ou pelo contrário se enturmar mais, compenetrar-se em fazer um bom trabalho, ser mais participativo, procurar por outras vagas que atendam às suas necessidades... Existem muitas possibilidades que somente você pode tomar nas mãos para ter uma vida profissional mais plena e realizada.

O que você almeja?Como você tem se cuidado? Como anda a sua vida pessoal, a sua saúde, os seus projetos? É importante pensar se também não estamos depositando no trabalho todas as frustrações, todas as necessidades que nós mesmos não atendemos. A vida é uma conjunção de experiências em uma série de campos. Somente um campo não pode suprir todas as nossas necessidades de amor, de reconhecimento, de realização.

Pergunte-se:
Será que não estou esperando do trabalho algo que deveria desenvolver melhor em outro campo da minha vida?
Será que estou deixando de desenvolver no campo do trabalho algo que deveria ser preenchido aqui?

Nem sempre encontraremos grandes amigos no ambiente de trabalho, nem sempre ouvirão nossas idéias como as mais adequadas, nem sempre as pessoas estarão abertas a considerar o nosso lado. E isso não pode nos destruir. Precisamos tirar das dificuldades lições para nosso crescimento, no sentido mais amplo. Deixar de alimentar o fogo da discórdia, do ressentimento, da reclamação dentro de nós já é um importante passo para deixarmos de nos envenenar com emoções que não nos favorecem.

Sem esses venenos enxergamos melhor o que almejamos, o que nos é oferecido e podemos melhor planejar que caminhos trilhar. Talvez nossas reflexões culminem em pequenas mudanças, como nos atentarmos mais no que precisamos fazer e menos nos comentários dos outros, ou resultem em grandes guinadas como a mudança de emprego, de profissão ou do nosso modo de viver a vida.

Vamos começar agora mesmo a refletir, a exercitar o autoconhecimento e partir para a ação consciente em busca do nosso bem-estar. Menos reclamação, mais ação!

Publicado em:

http://www.personare.com.br/revista/carreira-e-financas/materia/198/menos-reclamacao-mais-acao

Por Juliana Garcia
Psicóloga, psicodramatista, escritora, colaboradora da Revista Personare, coordena atividades voltadas para saúde e bem-estar no Espaço Revitalizar em Belo Horizonte-MG.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...