Abaixo à síndrome de segunda-feira

Escrevi esse texto para a Revista Personare e achei que hoje seria um dia bem propício para publicá-lo aqui:
uma segunda-feira com início de horário de verão!!! 

Linda segunda-feira e linda semana a todos!


Nem bem o domingo termina e muita gente já começa a sofrer pela segunda-feira que se aproxima. Você já sofreu ou sofre desse mal estar?

Por vezes aparecem até alguns sintomas físicos: dificuldade para acordar cedo, indigestão, dores de cabeça, aquele mau jeito nas costas. Em boa parte dos casos isso pode estar relacionado à quebra de hábitos no período do fim de semana ou do feriado: as pessoas comem e bebem mais do que devem, trocam a noite pelo dia, se envolvem naquelas famosas práticas dos "esportistas de final de semana"... Depois chega a famigerada segunda-feira e com ela os resultados dos excessos!

"Mas como curtir o final de semana, afinal?", você se pergunta. O problema costuma estar no seguinte tipo de pensamento: "vou fazer no final de semana tudo aquilo que não faço durante a semana". Aí você se torna escravo do futuro, sem viver o presente, ficando também sempre refém dos reflexos das circunstâncias do passado. Por que não dividir a diversão em várias doses no cotidiano? Por que não unir a diversão ao autocuidado que nos ajuda a recarregar as energias? Cada vez mais nos privamos de aproveitar as pausas e nos enchemos de tarefas, compromissos, ruídos.

A vida moderna nos traz um excesso de informações que acaba por nos viciar ao ritmo acelerado. Vamos perdendo a possibilidade de curtir uma brisa fresca sem o compromisso de preencher o tempo com atividades.

Piloto automático

Outra possível causa para a dificuldade de voltar à rotina após os períodos de final de semana e feriados: não vermos sentido na rotina que vivemos. Ir arrastando na vida, seguindo no automático, nos perdendo de nosso centro. Uma vida levada assim nos aliena de nós mesmos. É preciso retomar o significado de nossas ações vividas no presente. Se não me vejo vivendo a vida de segunda a sexta, tenho a impressão de que só nessas pausas é que me reencontro. Vamos ficando sedentos e famintos, por fim nos sentimos perdidos e frustrados.

A vida precisa ter cobertura e recheio, precisa de substância, de cor, de cheiro. Precisamos de riso, conversa, silêncio, prazer, pernas pro ar, responsabilidade, olho no olho, corpo livre, respiração profunda, nutrição pro corpo e pra alma todo dia, sempre. A vida não pode ser destinada somente a alguns poucos dias com hora marcada.

Precisamos organizar nosso tempo para que sempre haja momento para recarregar e também para deixar fluir a nossa energia. Precisamos equilibrar nossos movimentos entre cuidar do outro, cuidar de si, cumprir os compromissos que julgamos importantes, usufruir dos prazeres. Resgatar o sentido da vida para ter uma vida repleta de sentido, de segunda a segunda.



Por Juliana Garcia
Psicóloga, psicodramatista, escritora, colaboradora da Revista Personare, coordena atividades voltadas para saúde e bem-estar no Espaço Revitalizar em Belo Horizonte-MG.

4 comentários:

Bianca Moraes disse...

Haa.. também penso assim, sabe?
Acho que a gente não tem que viver a semana inteira esperando para chegar o final de semana! Às vezes acontece por ansiedade pra algum evento, ou por ser uma semana muito cheia. Mas, não faz sentido pra mim, passar 5 dias apenas esperando para que outros dois cheguem.
Tento aproveitar ao máximo todos os dias!
Não acho que segunda feira é um dia assim tão terrível..

Quero muuuito férias, mas também quero viver o que tenho que viver até lá! E não vai ser no piloto automático! :)

E o engraçado é que antes eu não pensava assim... e quando a ficha caiu, pareceu tão óbvio. ^^

Beijinhos e ótima semana pra você!

P.S.: Aaah.. a textura dos scones ficaram diferentes mesmo! A massa antes de cortar já era diferente. A do outro redondinho estava mais macia, sabe? A minha avó que cozinha há um tempão é que me falou que a marca da farinha de trigo muda muita coisa... daí imaginei que fosse isso! o.o

..
*

Bianca Moraes disse...

Hhauihaoiuhaoiuahoiauhoaiuhaoiuhao

Eu ri do comentário! :P
Mas é verdade! Avós são sábias! Se é pra falar de comida então.. :)

Ana Maria P. de Freitas disse...

Esse exercício é fundamental para que tenhamos uma melhor qualidade na forma de viver, mas como estão todos ligados no automático, é preciso muita atenção para mudar os hábitos.Estimulante o texto para um bom começo de semana.
Uma semana iluminada,
Ana

Juliana disse...

Haja esforço para sairmos do automatismo!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...