Silêncio, por onde anda você?


Já reparou como o mundo anda barulhento?
Ou será que é só ao meu redor que os barulhos tem sido cada vez mais invasivos?
Ou será ainda, que estou ficando menos tolerante?

Não descarto esta última possibilidade. Mas também já ouvi de outras pessoas a mesma reclamação, o que me faz crer que não é só a minha intolerância que me leva a essa constatação.

Aqui no prédio em que moro, o barulho, quando não vem do vizinho de cima arrastando seus móveis estrondosamente a qualquer hora do dia e da noite, vem de obras que quebram tudo e arrebentam junto os meus tímpanos! Quando uma obra termina, outro vizinho resolve que é a sua vez de incomodar um pouco, quebrando umas cinco paredes. Saio daqui e já vejo motoristas buzinando impacientemente, só para terem a ilusão de que se pode controlar o trânsito dessa maneira. Quando vivia em um outro bairro menos movimentado, e morava numa casa, a coisa não era nada diferente. Lá havia o som de mal educados portadores de sons automotivos. Sem eufemismo nenhum, a minha sensação era de estar no meio do inferno, com todas as labaredas e ranger de dentes que descrevem! Mas mesmo quando vou um pouco mais distante, para um lugar em meio à natureza, vira e mexe me deparo com pessoas que abrem seus carros para deles saírem suas músicas bem altas e irritantes ou mesmo outras que ligam seus celulares, aparelhos de "mp3-4-5-6-7" (sabe-se lá que números mais) com autofalante para tamparem o silêncio vivo da natureza.

Outro dia, tive que me levantar para ir até um casal que resolveu entrar na sala de cinema para colocar a conversa em dia, fui até lá para pedir silêncio (tá, estou ranzinza), porque todos os "shhh" de várias pessoas na sala de cinema não foram o suficiente para que eles ligassem o "desconfiômetro". Onde estão o silêncio, o bom senso, a educação, o mínimo de cortesia e percepção de que se vive em sociedade? Devem ter ido embora no último foguete que a NASA mandou pro espaço.

Como disse, não descarto mesmo que parte de meu incômodo seja pura rabugentisse, porém não posso deixar de perceber a extrema dificuldade que temos de encontrar silêncio. Mais que isso, parece haver por trás disso tudo uma dificuldade da maioria das pessoas em suportar o silêncio.

As pessoas parecem não dar conta do silêncio. Esse silêncio que pode fazer tão bem à mente que vive em atividade, que nos ajuda a asserenar, a encontrar um espaço dentro de nós, esse silêncio que nos permite a entrar em contato com os ritmos mais suaves da vida... Ah, ele anda escasso, muito escasso.

E junto com o silêncio, parece estar entrando em extinção o respeito à privacidade alheia. É comum ao estarmos num ônibus, ouvir dois ou mais aparelhos ligados com músicas em altos volumes.

Dá vontade de pedir para parar o mundo, porque eu quero descer! Ou me levem no próximo foguete da NASA!!!


Deixe seu comentário: compartilhe o que pensou, clicando aqui embaixo, na sessão de comentários.


Por Juliana Garcia
Psicóloga, psicodramatista, escritora, colaboradora da Revista Personare, coordena atividades voltadas para saúde e bem-estar no Espaço Revitalizar em Belo Horizonte-MG.

2 comentários:

Jaqueline disse...

Olá Juliana
nossa até que enfim achei alguém = eu rs! POde ter certeza que não é rabujisse sua,também sofro com poluiçao sonora,demaisssssss!
A Terra é um lugar de mortos-vivos e eles adorammmmmm barulho!POis barulho é sinal de confusão interna,de falta de Luz.
http://www.floraisonline.net/2011/01/no-pais-dos-decibeis.html
(veja este link no meu blog)

Ler e Amar disse...

Adorei o texto!!!! Também gosto de silêncio, de tentar aquietar a mente, ouvir a natureza, mas as pessoas estão cada vez mais a mil... Também posso estar rabugenta (acho que estou), mas que existe um povo sem noção, ahhh isso existe...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...