Um, dois, três... Alto astral já!


Sabe aqueles dias em que precisamos de uma dose extra de energia? Tem gente que defende que todo mundo deveria ter à mão um manual de instruções para saber o que fazer quando a bateria acaba. Mas no fundo existe mesmo um manual, só que ele não está escrito, não pode ser tocado, nem lido literalmente. Lá num cantinho escondido da alma (escondido por nós mesmos) estão todas as diretrizes do que precisamos. É necessário se aquietar um pouco para escutar.

Pode ser que a sua bateria recarregue ouvindo uma música que você goste. E o tipo de música pode variar conforme o momento. Talvez a hora seja de relaxamento e você precise de uma música suave e instrumental. Para essas ocasiões adoro ouvir Marcus Viana, especialmente seu trabalho chamado Música das Esferas: cada CD apresenta músicas inspiradas na natureza e seus elementos terra, água, ar, fogo. Porém, o que escolher se o momento pede animação e entusiasmo? Aí a trilha pode mudar completamente. Há quem prefira ouvir sons mais dançantes ou cantarolar canções que lhe tragam boas recordações. Particularmente, Beyoncé após o almoço tem a capacidade de salvar uma tarde que poderia ser monótona! Talvez a sua bateria recarregue buscando outros estilos musicais, outros intérpretes, abrindo-se às novidades.

Sabe um filme que levanta meu astral? O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. Um filme francês cheio de cores, que mostra pequenos detalhes do cotidiano, mostra o passo-a-passo de uma protagonista, que vivia isolada, partindo para a abertura às relações. E o seu filme favorito? Que tipo de filme deixa você para cima? Quem sabe viajar junto com Che Guevara no aventureiro Diários de Motocicleta? Ou mesmo curtir um desenho animado? É programa para gente grande sim! Dá para fazer uma lista extensa de desenhos super gostosos de assistir, que acordam nosso lado criança para perceber a beleza das pequenas coisas! Para citar um, vou com o recente Up: Altas Aventuras, da Disney- Pixar, uma história recheada de reflexões sobre amor e amizade, além de ser um convite a viver o momento presente. De quebra, dá para fazer um programa super divertido, levando às crianças ao cinema ou fazendo uma sessão pipoca em casa mesmo!

Visitar lugares cheios de luz, verde, aromas agradáveis também pode trazer ânimo extra. Precisamos de luz do sol, carecemos de refúgios secretos que nos façam entrar em contato com uma outra vibração mental... Menos correria, mais respiração.... Tem alguma praça ou um parque aí por perto? Já visitou? Lembre-se que você pode fazer outras viagens - ler é uma excelente maneira! Quem sabe lhe faça bem retomar aquela leitura que ficou pela metade? Ou ir em busca daquele livro, sobre o qual ouviu falar faz tempo, mas sempre deixou para depois?

Mais ideias: o que acha de chamar as pessoas queridas para tomar um sorvete, bater um papo, trocar ideias, ficar junto? Que tal organizar um jogo de mímicas? Costuma render boas risadas!
Já colocou seu corpo pra se mexer hoje? Alongar, caminhar, dançar... O que seu corpo tem pedido? Sair da inércia nos ajuda a ter mais ânimo para qualquer coisa. Mas lembre-se sempre de respeitar seus limites. Talvez seja hora de parar de movimentar um pouco, deixar o corpo descansar para voltar mais energizado depois para as atividades cotidianas. Um pouco de sombra e água fresca também recarrega as baterias, não é mesmo?

Como anda seu astral? O que tem feito para melhorá-lo? Nem sempre damos ouvidos à necessidade de reabastecer nossa energia ou não imaginamos de pronto o que poderia ser feito. E se tivéssemos por perto um lembrete, um guia? Se a gente começasse a acessar aquele manual interno? Pare um pouco e faça um lembrete do que é importante para você. Podemos chamar este lembrete de "lista do bem". Com caneta e papel em mãos, comece agora a fazer uma lista de tudo que lhe desperta o ânimo, as coisas que levantam o astral. Algumas dicas foram dadas, como pontapé inicial para a reflexão que agora precisa ser sua. Só você pode dizer do que gosta, o que lhe faz sorrir, o que lhe ajuda a se animar. Não deixe para depois! Alto astral já! Você merece.


Publicado em:
Especial "Viver com Sabor", parceria Kibon e Personare

http://www.personare.com.br/revista/viver-com-sabor/materia/380/um-dois-tres...-alto-astral-ja

Por Juliana Garcia
Psicóloga, psicodramatista, escritora, colaboradora da Revista Personare, coordena atividades voltadas para saúde e bem-estar no Espaço Revitalizar em Belo Horizonte-MG.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...