Curtigrama: uma ferramenta de autoconhecimento

Conheci essa ferramenta ainda nos tempos de faculdade, na disciplina de Orientação Profissional (com a querida professora Delba Barros). O Curtigrama é uma ferramenta de autoconhecimento que consiste num diagrama relativo aos nossos gostos e ações, àquilo que "curtimos". 

Em geral, o Curtigrama é utilizado com a finalidade de entender aquilo que nos agrada ou não, para ir delineando um caminho para uma escolha profissional. Assim a gente vai entendendo melhor que ocupações mais se aproximam de quem somos. Pode ser uma ferramenta interessante também para pensar como está a nossa utilização do tempo: estou me dedicando mais ao que gosto ou estou mais preso a coisas que não me agradam? Estou conseguindo equilibrar o relógio da vida?



É bem simples de se fazer. Às vezes pensamos que para algo nos proporcionar reflexões profundas precisa ser complexo, porém isso não é verdade: coisas simples podem nos oferecer insights muito interessantes, abrindo nossa mente para perceber mais além.

Como mostra a tabela acima, divida uma folha de papel em 4 quadrantes. 

No campo "Gosto e Faço", você escreverá todas as coisas que você gosta e faz no cotidiano. Inclua seus hobbies, as atividades de trabalho que lhe dão prazer, enfim, aquilo que você se sente bem fazendo e que costuma incluir no dia a dia.

Dentro do campo "Não gosto e Faço", podem estar algumas obrigações que precisamos continuar fazendo. Porém, podemos lançar um olhar de avaliação também. 
Suryavan Solar, criador do Coaching Express Condor Blanco, em seu texto "Se eu fosse seu Coach" nos incentiva a seguir... 

"...Executando implacável
Tarefas indelegáveis
Delegando sem duvidar
Todo o delegável
Postergando sem pensar
Todo o postergável
E Eliminando sem piedade,
Todo o descartável"

Para real organização do seu tempo, classifique suas atuais atividades:

- Indelegável: atividades prioritárias, essenciais e importantes, que estão alinhadas também com os seus valores, seus objetivos, suas metas, seu Sonho.
- Delegável: não, você não vai conseguir abraçar o mundo! Faça uma lista de atividades que você pode repassar, pedir apoio, dividir. Aí podem entrar até mecanismos como: será que você precisa perder horas no banco ou pode colocar algumas contas no débito automático?
- Postergável: será que você precisa mesmo acessar seu Facebook agora? Pense naquelas atividades que não são essenciais, que podem ficar no standby para que você realize o que realmente é importante primeiro.
- Descartável: aquelas atividades que definitivamente só roubam seu precioso tempo, não servindo para muita coisa ou até sendo prejudiciais.

Em seguida no Curtigrama, vem o campo "Gosto e Não faço". Sabe aquelas atividades que você adora, mas acaba deixando de lado pelas desculpas? Então, elas entram aqui. Perceba depois quais são as famigeradas desculpas e trate de pensar em alternativas para desbancar o sabotador interno que vai deixando tudo para depois...

O campo "Não gosto e Não faço" pode dar uma boa ideia daquilo que não tem mesmo nada a ver com você. Ou até quem sabe, se você quiser ser um pouco mais ousado(a), trará uma dimensão de habilidades a desenvolver!

Então, que tal se conhecer melhor e refletir sobre você através do Curtigrama? Espero que faça bom proveito dessa ferramenta!


Por Juliana Garcia
Coach, psicóloga, psicodramatista, escritora, colaboradora da Revista Personare, coordena atividades voltadas para saúde e bem-estar no Espaço Revitalizar em Belo Horizonte-MG.

3 comentários:

Jô Bibas disse...

Juliana, excelente ideia! estou com um sobrinho recém-formado meio sem rumo, que acho que vai aproveitar muito essa dica.

Juliana disse...

Olá, Jô! Espero que isso o apoie a refletir. Nesse tipo de caso pode compensar iniciar um trabalho de Coaching Profissional também, pois o processo amplia ainda mais o olhar.

Grande abraço!

Juliana

Jackie disse...

Estava mesmo precisando disto!!!
Já fiz o meu e vou colocar em prática agora mesmo ;)
Valeu!
Adorei o layout do blog,me ensina como fazer depois?kkkkkkkkk
Bjs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...